06 julho 2022
14:08
314 VISUALIZAÇÕES
1 CURTIDAS
Uma pesquisa da Offerwise (empresa especializada em pesquisa de mercado) revelou que uma em cada seis pessoas se mudou durante a pandemia e 73% dos brasileiros passaram a enxergar suas casas, e respectivas necessidades, sob outro ângulo.
Uma das principais mudanças foi a necessidade de apartamentos cada vez mais integrados. Também chamada de “openview”, essa configuração permite “um olhar para o todo”.
“Esses projetos arquitetônicos visam destacar a amplitude visual e a sensação de ambientes espaçosos e únicos. O ponto focal é a integração entre os espaços, mas não podemos esquecer de suas finalidades. Cada área tem uma usabilidade específica e uma das principais dicas para delimitar os espaços e organizar o fluxo de convivência são as divisórias, que podem ser recolhidas ou abertas de acordo com o momento”, explica a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli.
As divisórias são opções práticas e funcionais para estruturar e planejar ambientes e, ainda, manter a integralização dos espaços. A solução garante a delimitação dos cômodos, preservando as especificidades e particularidades de cada um deles, sem isolar os moradores. “Além de melhorar a circulação de ar e entrada de luz, as divisórias são usadas para integrar e manter o convívio das áreas sociais e resolver alguns desafios como, por exemplo, criar um ambiente dentro de outro ambiente.
ATMOSFERA AMPLA, INTEGRADA E DECORADA: CONFIRA AS OPÇÕES
A arquitetura e a decoração oferecem soluções criativas e inspiradoras para os ambientes. Com a ampliação do uso das divisórias, houve um aumento exponencial de modelos disponíveis no mercado. Confira alguns estilos:
O QUE É OPENVIEW?
Essa proposta diz respeito à integração de dois ambientes, mais precisamente, a sala de estar com a varanda. Ao contrário das construções antigas, que têm os seus cômodos muito bem delimitados, as propriedades que carregam a proposta do openview são modernas e procuram priorizar ao máximo a funcionalidade.
Ao retirar as divisórias, especialmente entre uma área externa e a interna, é possível otimizar a circulação de pessoas e fazer com que o fluxo fique mais fluido, promovendo maior liberdade e interação entre os moradores do imóvel.
POR QUE O OPENVIEW É UMA TENDÊNCIA?
Atualmente, e na sociedade em que vivemos, a população busca ao máximo por funcionalidade — principalmente, as pessoas que seguem uma rotina agitada e precisam conciliar a vida profissional com a pessoal. Por essas e outras, a integração de ambientes, ou openview, começou a marcar presença nos projetos arquitetônicos contemporâneos, levando mais praticidade, excelente sensação de amplitude e demais vantagens aos moradores.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UM IMÓVEL COM OPENVIEW?
Mais amplitude: os arquitetos utilizam a estratégia de conectar áreas para ganhar espaço. A ausência de divisórias amplia os ambientes, é uma alternativa ideal para imóveis menores.
Mais ventilação e iluminação natural: a ventilação dos cômodos é imprescindível para a saúde e bem-estar dos moradores. Por sua vez, a iluminação natural, além de diminuir a conta de energia, também dá a sensação de conexão com o lado de fora do imóvel.
Mais socialização: o openview é ideal para famílias e amigos que desejam aumentar o convívio social, permitindo mais espaço para confraternizações e momentos de lazer.
Cada vez mais as pessoas buscam sentir prazer em estar em casa, este prazer está muito voltado ao conforto do lar, ao aconchego do ambiente e também prazer visual, em ver os ambientes da casa bem arrumados, organizados e decorados. Esses desejos e necessidades se deram basicamente durante e após períodos de...
© Debacco - storia della vita • 2022 •